-
AUDIODESCRIÇÃO
A técnica da audiodescrição coloca em pé de igualdade os deficientes visuais que podem usufruir do lazer cultural, festas sociais, acesso aos conteúdos educacionais como cursos, aulas, palestras, congressos. Os roteiros de audiodescrção possibilitam até mesmo o acesso dos deficientes visuais aos passeios e viagens de turismo.
A audiodescrição quebra barreiras da exclusão
Foi o tempo em que os deficientes visuais estavam excluídos da agenda cultural de suas cidades por falta de oportunidade e estrutura técnica para conviverem e usufruírem do lazer de forma igualitária na sociedade. A audiodescrição coloca o deficiente visual em igualdade de acesso às informações dos meios de comunicação, à cultura e ao lazer na medida em que traduz com palavras (áudio) as imagens que eles, os desprovidos de visão ou deficientes visuais, não podem ver.
No campo social e educacional, a audiodescrição também abre portas para a inclusão do deficiente visual às festas, solenidades, palestras, congressos, salas de aula e eventos esportivos que até bem pouco tempo eram impraticáveis, sem a tradução em palavras do que não era possível ser visto.
O audiodescritor tem a missão de emprestar seus olhos e traduzir em palavras as imagens que vão desenhar o cenário, clarear o contexto e transformar a imaginação de enxergar em um sonho palpável aos deficientes visuais.
<< Voltar